quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PROJETO ÁRVORES


2º ETAPA: TRIDIMENSIONALIDADE

Com o auxilio do retroprojetor foi apresentado aos alunos a imagem de uma escultura do artísta plástico Alex Cerveny, sua escultura chamada "Árvore" (1999) feita em bronze. A partir da imagem houve um questionamento para os alunos sobre o que viam na imagem. A escultura Árvore, é representada de forma abstrata e cada criança é levada a imaginar ou tentar entender o que diz a escultura. Nesta conversa é despertado temas como abstrato e figurativo, escultura, tridimensionalidade, variedades de suportes, leve e pesado.

O imagem tirei do Livro "Lá vai Maria", material de apoio para o professor elaborado pelo Centro Universitário Maria Antonia e Universidade de São Paulo em parceria com a Secretária de Educação do Estado de São Paulo. No livro encontrá-se imagens em transparências de vários artistas contemporâneos, auxiliando as imagens o professor encontra sugestões para se trabalhar cada imagem.

O objetivo do material é trabalhar a arte contemporânea. "Observar a produção da Arte Contemporânea em diferentes meios, suportes e linguagens habilita o aluno a participar da produção artística e estética de seu tempo. Em geral, a arte de diferentes tempos e lugares, quando inaugura proposições, costuma gerar resistências do público e requer uma educação do olhar e do campo conceptivo para ser assimilada e desfrutada."




Nenhum comentário: