segunda-feira, 13 de julho de 2009

Tocando Violão - Video Arte

“Arte Conceito” é acima de tudo uma arte na qual o material são os “conceitos”, uma vez que os “conceitos” são estritamente vinculados à linguagem, a arte conceitual é um tipo de arte na qual o material é a linguagem. (Wood, 2002)
Este vídeo-art, usa da arte conceitual para validar seu conceito de obra, por se tratar de um movimento um pouco incompreensível, segundo Sol Lewitt em seu artigo intitulado “Parágrafos sobre a Arte Conceitual”. Nesse artigo o artista organiza as reflexões já existentes na área sobre uma arte que se desenvolve somente no campo das idéias, abandonando um pouco a materialidade da obra de arte. (http://www.artepratica.com/especiais/page64/page64.html)
Nam June Paik considerado o pai da videoarte, foi objeto de pesquisa para esse trabalho que segue a linha da contemporaneidade, segundo Beiguelman, Nam June Paik foi de principal importância para as artes visuais e principalmente da videoarte ao "introduzir, por um lado, novas noções de escala e espacialidade e, por outro, relações inéditas entre arte e meios de comunicação". (http://entretenimento.uol.com.br/arte/ultnot/2006/01/30/ult988u503.jhtm)
Neste trabalho procurou-se apresentar um objeto dando-lhe o conceito do vídeo. Tocando violão, tanto é uma expressão que remete ao ato de tocar, tirar som do instrumento, quanto o tocar de outra forma, colocar as mãos no objeto, descrevê-lo como obra. De forma a provocar no espectador a desaprovação do ato ou a reflexão do mesmo.

Nenhum comentário: