domingo, 31 de outubro de 2010

31 de Outubro DIA DO SACI

Dia 31 de outubro comemora-se o dia do Saci, mas com a cultura "americana" imposta em nossa cultura, poucos sabem que além de ser o dia das bruxas ( Hallowen) também podemos homenagear a nossa própria cultura e nossos personagens que também são muito assustadores. Por isso que hoje homenageio aqui o personagem mais conhecido do folclore brasileiro o Saci, com algumas ilustrações que vasculhando meus rabiscos encontrei esses aqui.
Feliz dia do Sací para todos!!!!!



SACI - Negrinho com uma só perna, carapuça vermelha na cabeça, que o faz encantado, ágil, astuto. O Saci-Pererê usa barretinho encarnado, carapuça vermelha que dá os poderes milagrosos que possui. Se alguém lhe arrebata a carapuça, o Saci dará montões de ouro para reaver o chapeuzinho.




terça-feira, 26 de outubro de 2010

MULHER DE DUAS CORES




Voltando ao projeto dos Mitos e Lendas do folclore brasileiro, posto aqui o trabalho que fiz, uma mistura de colagem e pintura, criei o cenário de minha versão da Mulher de Duas Cores.
Uma lenda conhecida por poucos, admito que me causa arrepios e sempre que viajo à Minas fico olhando o caminho para ver se consigo vê-la.

Mulher de Duas Cores; segundo Luiz da Câmara Cascudo, é uma assombração, visagem, fantasma que aparece de dia, à luz do sol, nas estradas de Minas Gerais, fronteira com São Paulo, ou dentro das pequenas matas. Veste roupa de duas cores - branco e preto, azul e vermelho, azul e amarelo, etc - e não fala, não canta, não resmunga. Limita-se a atravessar o caminho, com um passo surdo e leve, pisando sem usar o calcanhar, silenciosa, sem olhar para os lados nem para ninguém. É mulher muito magra, vestida de duas cores; no lado direito era toda azul; no lado esquerdo amarela. Carregava uma trouxinha de roupa debaixo do braço direito, e caminhava com pressa, mas quase correndo só até o meio dos pés, sem botar o calcanhar no chão. (DICIONÁRIO DO FOLCLORE BRASILEIRO, Luis da Câmara Cascudo)