sexta-feira, 27 de agosto de 2010

TATUAGEM Dor. Prazer. Moda. E muita vaidade.

COLEÇÃO REPÓRTER ESPECIAL
Autor: Apoenan Rodrigues
Editora Terceiro Nome, 2008
"Algumas vezes por vaidade, outras para ter o nome da pessoa amada gravado na pele, ou para ficar na moda - sempre como uma busca de concretizar algo no próprio corpo. Essas são algumas das explicações que os psicólogos encontram para o fato de alguém querer marcar seu corpo com uma tatuagem."

A apresentação do livro "TATUAGEM. DOR. PRAZER. MODA. E MUITA VAIDADE." de Apoenan Rodrigues, Jornalista que escreveu uma pequena introdução à história da tatuagem.

Eu li este livro nesta terça-feira, apaixonada por tatuagens estou esperando minha filha nascer e os médicos me "liberarem" para ser "picada" novamente. Tenho duas uma no pescoço (minha primeira e pequena) e outra na batata da perna esquerda um Buda sentado em uma flor de lótus, um tema que pretendo seguir em minhas próximas tatuagens, que por sinal já estou elaborando os desenhos.
Mas o que tem haver esse livro?? Bem como amante dos livros encontrei nesse texto de Apoenan um bom esclarecimento para quem tem ou planeja se tatuar. Apresentando a história de Alaor Vieira - ex-bartender do clube noturno Madame Satã, em São Paulo. Percebe-se que a paixão por tatuagens se tornou algo frustante na vida deste personagem. "ele chegou a tatuar o rosto e a cabeça, transformando-se numa figura exótica, comentada. Hoje, ele diz: se pudesse, eu tiraria as tatuagens. O que me incomoda é o olhar humano. Eu tiraria para me adaptar melhor à sociedade".

Esse é o problema que muitas pessoas enfrentam por ser "diferente" da sociedade. As pessoas ainda hoje associam tatuagens à marginais, criminalidade. Mas ainda bem que isso vem se tornado menos constante, pelo menos em grandes cidades como São Paulo. Os grandes centros se tornam o refugio dos amantes das tatuagens ao contrário das cidades pequenas onde são vistos como ET's.
Mas algo que é apontado no livro e que deve ser levado em consideração para qualquer pessoa que queira se tatuar é estar muito certo disto, pois é uma marca que é levada para sempre em seu corpo, algo que particularmente, acredito que faz parte de sua vida, por isso algumas pessoas por pura "empolgação" acabam se arrependendo de suas marcas e acaba gastando mais para se livrar do desenho. Hoje várias técnicas à laser faz este tipo de trabalho, mas a grana gasta por sessão que é o horror desse arrependimento.
No livro você encontra diferentes opiniões, o caso de Alaor que acabou arrependendo-se de suas marcas, uma pequena história da tatuagem pelas culturas, sobre a VJ Penelope Nova que adora suas tattoos, os pioneiros do Brasil em tatuagens e piercings, e as opiniões de especialistas como psicológos e dermatologistas.
Vale a pena a leitura para quem está disposto a enfrentar as agulhas seja no piercing ou nas "maravilhosas" Tattoos. Para os que querem digo: Pensem bem no que querem tatuar e para os que já tem não se empolguem tanto.